ESACB

Maneio Alimentar

Normalmente, durante o dia, as VACAS EM PRODUÇÃO andam na pastagem de regadio com trevo branco x festuca, após ordenha da tarde, são encaminhadas para um parque de maneio onde lhes é fornecida silagem de milho ou de sorgo, tendo à disposição feno de aveia. Além do alimento forrageiro, cada animal consome por dia 8 a 9 Kg de alimento composto específico e 1,2 Kg de farinha forrageira de milho. O alimento composto é distribuido durante as 2 ordenhas diárias consoante a produção individual. Antes da ordenha da tarde, é-lhes distribuído feno de aveia à manjedoura regada com uma solução de melaço e água na proporção de 1:10, para reforçar a ingestão de matéria seca após o período em que permanceram na pastagem. Os animais têm sempre à disposição sal.

As VACAS SECAS encontram-se num prado de sequeiro sendo suplementadas, quando necesário, com palha e/ou feno de aveia. Também são distribuídos 2,5 Kg/vaca/dia de alimento composto específico para vacas secas.

As NOVILHAS para recria são colocadas num prado de sequeiro onde são suplementadas com 2,5 Kg/novilha/dia de alimento composto específico, feno de aveia e/ou palha.

Os VITELOS recebem colostro fresco durante os 3 primeiros dias de vida, colostro que é distribuído após a ordenha das respectivas mães. A partir dai e até ao desmame, ingerem 3 litros de leite. Têm sempre à disposição água, feno de boa qualidade e alimento composto específico para vitelos.

[Voltar à página principal]