A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESACB) possui instalações pecuárias para bovinos com capacidade para 32 vacas leiteiras que, em conjunto com outras instalações, constituem o SECTOR DE BOVINICULTURA. Este Sector, quando solicitado, dá apoio aos cursos ministrados nesta Escola, sendo também utilizado para o desenvolvimento de projectos de investigação e ou experimentação.

A constituição do efectivo bovino foi iniciada em Maio de 1985 com a aquisição de 25 vacas leiteiras importadas, sendo 10 da raça British Friesian, provenientes do Reino Unido, e 15 da raça Holstein Friesian, provenientes da antiga República Federal da Alemanha. Umas e outras provinham de mães e avós com produções de leite superiores a 5000 Kg em 305 dias e teor butiroso superior a 3,8% na 1ª lactação e 6000 a 7000 Kg com teor butiroso de 3,5% nas lactações seguintes. Posteriormente, em Janeiro de 1986, chegaram à ESACB mais 5 novilhas da raça Frísia Portuguesa provenintes da Estação Zootécnica Nacional. O efectivo fica então completo com 30 vacas.

Em 1996 o efectivo foi integralmente substituído por 20 novilhas gestantes da raça Holstein Friesian, provenientes da Holanda, efectivo esse que deu origem ao actualmente existente.

CONSTITUIÇÃO FÍSICA DO SECTOR

Em termos físicos o Sector de Bovinicultura é composto por uma vacaria, um novilheiro, uma zona coberta para armazenamento de feno, uma fossa de retenção, três silos trincheira e um silo vertical.

Vacaria
Com capacidade para 32 animais adultos está dividida nas seguintes áreas:

• zona de repouso com uma área total coberta de 150 m2 dividida em 32 cubículos individuais separados por baias de tubo galvanizado;
  • zona de exercício com uma área total de 182 m2. No limite desta zona existe uma manjedoura colectiva com acesso individualizado pela utilização de uma barreira do tipo “yoke”;
  • sala de ordenha do tipo “tandem 2 X 2”, com 4 unidades de ordenha independentes, onde as vacas são ordenhadas duas vezes por dia. Anexo a este compartimento existe uma sala de armazenamento de leite com um tanque de refrigeração com capacidade para 2 000 litros de leite;
  • zona de parições com uma maternidades de 8 m2;
  • viteleiro com uma área total de 8 m2 contendo 5 boxes construídas em material galvanizado e com estrado ripado de madeira;
  • sala de lavagem com 16 m2 que também é utilizada como local para preparação do alimento lácteo substituto do leite materno;
  • zona de apoio onde existem um gabinete com área de 11,5 m2 e instalações sanitárias com chuveiro e vestiário.

Novilheiro
O novilheiro tem uma área total coberta de 151 m2, dispõe de 6 boxes para alojamento de grupos de 8 a 5 animais em função da idade, respectivamente de 3 e 8 meses.

Zona para armazenamento de feno
Está localizada entre a vacaria e o novilheiro e tem uma área total coberta de 149 m2.

Fossa de retenção
Fossa asséptica com capacidade para 104 m3. O estrume líquido acumulado é distribuído posteriormente, com cisterna apropriada, nos prados e outros terrenos da Escola.

Silos trincheira
São 3 silos construídos em betão com capacidade para 100 toneladas de silagem cada um, normalmente utilizados para armazenamento de silagem de milho e ou sorgo.

Silo vertical galvanizado
Silo com capacidade para 11m3 de concentrado comercial. O abastecimento dos comedouros das 4 unidades de ordenha é efectuado por 2 linhas de sem-fim e 4 tubos de descarga manual para doseadores individuais.

Outras estruturas de apoio

Prados e pastagens
O sector utiliza uma área de 9,5 ha de prados de regadio e cerca de 14 ha de prados de sequeiro. Estas áreas estão divididas por cercas em rede galvanizada com 1,24 m de altura. Todos os parques possuem bebedouros de nível constante,em chapa zincada,abastecidos por água da rede.

Sub-centro de Inseminação Artificial
Na ESACB existe um Sub-centro de Inseminação Artificial que possui um contentor de azoto líquido onde é armazenado o sémen dos touros, que são criteriosamente escolhidos para o emparelhamento correctivo com as diferentes vacas, e todo o material necessário para a realização da técnica.

EFECTIVO BOVINO ACTUAL

Em Agosto 2017 o efectivo bovino da ESACB era constituído por 42 animais distribuídos da seguinte forma:

• Vacas em produção 22
  • Vacas secas 3