Teses de Mestrado Realizadas no Sector de Bovinicultura

A condutividade eléctrica do leite na avaliação da sanidade do úbere de vacas leiteirasTavares MCV (2010). Tese de Mestrado, UA, Açores, pp.
Efeito de diferentes regimes alimentares sobre a qualidade do leite produzidoDias SDF (2007). Tese de Mestrado, UA, Açores, 49 pp.
Aleitamento de vitelos com interrupção semanal do fornecimento do alimento lácteo, Domingues ADA (1997). Tese de Mestrado, UTAD, Vila Real, 90 pp.
Utilização do colostro fermentado naturalmente e colostro tratado com ácido propiónico no aleitamento de vitelosRodrigues AM (1989). Tese de Mestrado, FMV – UTL, Lisboa, 100 pp.

Trabalhos de Fim de Curso Realizados no Sector de Bovinicultura

Acompanhamento da Evolução de algumas Características Microbiológicas e Físico-químicas de Leite da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Sequeira, SFC (2009). Trabalho de Fim de Curso Engenharia Biológica e Alimentar, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Avaliação do Desempenho Ambiental do Sector de Bovinicultura da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Nogueira, SM (2009). Trabalho de Fim de Curso Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Efeito do It3 (extrulin) na Composição do Leite de Vaca. Grossinho, SIV (2008). Trabalho de Fim de Curso Engenharia Zootécnica, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Utilização de linho extrudido na alimentação de vacas leiteiras. Pereira, JFR (2008). Trabalho de Fim de Curso Engenharia Zootécnica, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Avaliação dos parâmetros reprodutivos e produtivos de um efectivo bovino leiteiro, proveniente da HolandaDias IMG (2006). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Ciências Agrárias – Ramo Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Factores que influenciam a quantidade de células somáticas do leiteRamos EG (2006). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Ciências Agrárias – Ramo Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
A condutibilidade eléctrica do leite como forma de detecção de mamites sub-clínicasLucas MKL (2004). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Ciências Agrárias – Ramo Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Parâmetros produtivos e reprodutivos numa exploração de bovinos de leite, Costa ATPA (2004). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Engenharia Zootécnica, UTAD, Vila Real.
Influência da variação do regime alimentar na composição química do leite de vacas Holstein FriesianCruz CI (2003). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Ciências Agrárias – Ramo Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Influência da quantidade de células somáticas na produção e composição química do leiteTavares MCV (2003). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Ciências Agrárias – Ramo Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Precisão dos métodos utilizados no contraste leiteiro para estimar a produção de leite de vacas Holstein FriesianMarques RO (2002). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Ciências Agrárias – Ramo Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Avaliação de alguns factores que influenciam o peso ao nascimento de vitelos Holstein FriesianFonseca SD (2001). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Ciências Agrárias – Ramo Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Quantificação da produção de colostro durante as primeiras nove ordenhas de vacas Holstein Friesian, Bértolo LC (1999). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Ciências Agrárias – Ramo Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Acompanhamento da ordenha mecânica na vacaria da ESACB, Antunes CSL (1999). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Ciências Agrárias – Ramo Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Aleitamento de vitelos com colostro fermentado naturalmente, Silva AP (1999). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Ciências Agrárias – Ramo Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Acompanhamento de uma vacaria orientada para a produção de leite, Silva PEC (1998). Trabalho de Fim de Curso Licenciatura Ciências Agrárias – Ramo Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Produção e composição do leite durante a lactação de vacas Holstein Friesian, Barata JMA (1997). Trabalho de Fim de Curso Bacharelato Produção Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Aleitamento de vitelos com colostro fermentado naturalmente, Ferreira AGC (1996). Trabalho de Fim de Curso Bacharelato Produção Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Efeito da interrupção semanal de uma ordenha na qualidade e quantidade de leite produzido, Ferreira TMS (1995). Trabalho de Fim de Curso Bacharelato Produção Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Aleitamento de vitelos utilizando colostro fermentado naturalmente e colostro tratado com ácido propiónico , Dias IMG (1994). Trabalho de Fim de Curso Bacharelato Produção Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Aleitamento de vitelos com uma interrupção semanal no fornecimento do alimento lácteo, Leandro MLS (1993). Trabalho de Fim de Curso Bacharelato Produção Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Efeito da duração do período de aleitamento no crescimento e desenvolvimento de vitelos, Romão MJM (1992). Trabalho de Fim de Curso Bacharelato Produção Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Ensaio de aleitamento de vitelos do tronco frísio utilizando leite de substituição convencional e colostro fermentado naturalmente, Martins PMS (1989). Trabalho de Fim de Curso Bacharelato Produção Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Aleitamento de vitelos com uma refeição diária de leite de substituição, Martins AP (1988). Trabalho de Fim de Curso Bacharelato Produção Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.
Contribuição para o estudo do núcleo British Friesian do efectivo bovino leiteiro da ESACB, Esteves MLE (1987). Trabalho de Fim de Curso Bacharelato Produção Animal, ESA-IPCB, Castelo Branco.